Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

my green story

my green story

29
Dez21

Ano Novo, Vida Nova!

Elsa Caeiro e Elsa Santos

IMG_20200118_151457.jpg

Estamos a chegar ao fim de mais um ano, altura em que muitos de nós fazem um balanço e uma lista das coisas que querem fazer ou mudar…

O que venho aqui propor não é novidade, mas acho que agora é boa altura para juntar à sua lista de ano novo ser mais amigo do ambiente. Sei que já disse isto muitas vezes, mas não me canso de repetir… As nossas decisões do dia a dia, os nossos comportamentos têm impacto direto no meio ambiente. E é urgente mudar a forma como olhamos para a Natureza, para a economia, e repensar as nossas prioridades e valores…

Há muito tempo que se fala que estamos a esgotar os nossos recursos, estamos a destruir o Planeta. Mas parecemos assistir a tudo isso como se fosse uma coisa acessória, de menor importância, que relembramos de vez em quando, mas rapidamente esquecemos… Por isso, e porque precisamos deste Planeta para viver, é que é tão importante preservar a natureza…

Está na altura de mudar! A responsabilidade é de todos nós. Somos responsáveis pelos nossos comportamentos, e nada como começar um novo ano adoptando gestos simples, que podem fazer tanto pelo nosso Planeta.

Por isso vou dar-vos aqui algumas dicas muito simples de como ser mais amigo do Planeta:

  1. Fazer a Reciclagem.

Separar o lixo e fazer a reciclagem é o mínimo que podemos fazer… Lembre-se que o lixo não desaparece, ele vai amontoar-se em lixeiras e aterros, que estão sempre a crescer…

  1. Leve os seus próprios sacos quando vai às compras!

Normalmente, quando vamos às compras abusamos dos sacos de plástico na compra de legumes e fruta. Uma cougette vai num saco, as maçãs noutro, os pimentos noutro, e por aí em diante. Têm preços diferentes, mas seria mais amigo do ambiente pôr tudo no mesmo saco, pesar os produtos individualmente, e voltar a colocar num saco maior. Podemos até levar um saco de pano de casa para colocar a fruta, e só retirar na caixa para que os produtos possam ser pesados separadamente. No entanto se precisar de usar sacos de plástico do supermercado, reutilize-os. Os sacos da fruta são excelentes para colocar nos baldes do lixo mais pequenos. Assim evita comprar sacos do lixo e está a reutilizar aqueles que já usou.

Nisto, como em quase tudo, o importante é o equilíbrio. Eu normalmente levo sacos de tecido para a fruta, mas ocasionalmente também uso sacos de plástico. Mas a esses dou sempre outros usos.

IMG_20180527_142917.jpg

3. Outra medida importante é comprar produtos de produtores locais. Estará a ser duplamente amigo do ambiente e ainda estimula a economia local. Evita-se a poluição causada pelo transporte e normalmente, as pequenas produções locais usam muito menos químicos.

4. E, sempre que possível, compre produtos biológicos, vai estar a ajudar o ambiente e a sua saúde. A possibilidade de dispor de alimentos não contaminados por resíduos tóxicos, é uma das razões que justificam a adopção de novos modelos de produção e consumo, onde a saúde e o bem-estar, são notas dominantes.

5. Sempre que puder faça as suas deslocações a pé ou de bicicleta, vai estar a ajudar o ambiente e a sua saúde. Evita emissões poluentes e faz exercício, além de que poupa dinheiro em combustível.

6. Coma menos carne, tente substituir algumas refeições de carne por proteínas de origem vegetal. Vai estar a proteger o ambiente, porque reduz as emissões de CO2, protege os animais e também a sua saúde. Ingerimos proteínas de origem animal em excesso.

7. Tente comprar menos roupa, e sapatos e malas. É uma indústria com um enorme impacto no ambiente. E quando compra tente escolher tecidos amigos do ambiente, e de indústria responsável, que pensa nos seus impactos ao longo de toda a cadeia. Desde o produtor ao consumidor final.

8. Poupe água! Poupe água dos banhos, da lavagem dos dentes, das mãos, da loiça, dos legumes…

9. E Reutilize… reutilize tudo o que puder. Sacos, roupas, embalagens, água!

10. Poupe energia! Apague as luzes dos espaços que não está a usar.

11. Para finalizar, não podia faltar, Proteja as árvores, crie espaços verdes. Proteja as árvores da sua cidade. E, se tiver quintal, não impermeabilize o solo. Plante árvores e outras plantas bem adaptadas.

E lembre-se, sempre que estiver a proteger o ambiente, também vai estar a proteger a sua saúde!

Feliz 2022! Não se esqueça, está nas suas mãos, pela sua saúde e pela vida no nosso Planeta, proteja o ambiente!

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub