Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

my green story

my green story

26
Ago21

Emissão de Gases com Efeito de Estufa continua a aumentar

Elsa Caeiro e Elsa Santos

Sem Título.jpg

Esta notícia é de ontem, e vem deitar por terra a teoria de que a Pandemia tinha tido efeitos positivos no ambiente. Claro que quando houve o confinamento e não nos deslocámos, se reduziram significativamente as emissões de gases com efeito de estufa. Mas logo a seguir, tivemos de começar a produzir máscaras e luvas de forma massiva, aumentou brutalmente o consumo de plásticos e descartáveis, e a produção de lixo. Produzimos toneladas e toneladas de lixo não reciclável…

Por isso, enquanto andamos distraídos com a Pandemia, e com a nossa vida, a crise ambiental continua a agravar-se. E se ninguém alguma vez esperava uma Pandemia desta dimensão, também não estamos preparados para a crise climática que aí vem.

Como é que apesar de todos os avisos continuamos indiferentes?

A notícia que aqui partilho é de ontem, e devia fazer soar o alerta.

Não levamos suficientemente a sério as grandes ameaças que a humanidade enfrenta. Há décadas que nos dizem que estamos a destruir o planeta, mas continuamos a viver a nossa vida um bocadinho indiferentes…

Como é possível que hoje em dia tantas pessoas ainda não façam a reciclagem? Afinal é o mais fácil e mais básico…

Mas as alterações climáticas e a destruição do planeta, mais cedo ou mais tarde vão apanhar-nos desprevenidos…

Há inúmeras séries e filmes que repetem a ideia de que o fim do planeta está para breve, mas aparece sempre um herói que salva o dia… e tudo fica bem… Mas a realidade não é como as séries da televisão, e mais cedo ou mais tarde, tal como a actual pandemia, elas vão apanhar-nos desprevenidos.

Cada vez serão maiores e mais severos os fenómenos climáticos, e nós não estamos preparados. Quem é que acreditava que seria possível uma pandemia como a que hoje vivemos?

Se há uns meses atrás nos dissessem que isto ia acontecer não iríamos acreditar…

De um dia para o outro fomos obrigados a mudar radicalmente os nossos comportamentos, as escolas fecharam, muitos pais foram obrigados a ficar em casa para cuidar dos filhos. Quem pode, ficou em teletrabalho. Fecharam-se cafés, bares e restaurantes… Mas agora parece que já nos habituámos, e a pouco e pouco voltamos à normalidade. Mas continuamos a esquecer a crise climática. Continuamos serenamente a destruir o Planeta…

www.rtp.pt%2Fnoticias%2Fmundo%2Fgases-com-efeito-de-estufa-nivel-do-mar-e-temperaturas-atingiram-recordes-em-2020_n1344451%3Ffbclid%3DIwAR1qAm9rQLUpqcsF4VAg_QwMO3WRLg6LqVZgLza9Y2_5NONrQgQJJRc5JU0&h=AT0GgK0y4vguopi9PQwbGvPDM3zd_sAmbH4jFSKOrCsByI0tjI-brUIdYiTwM9MqYVAEIx8sUfGtcXhrqpdkLw080YS1Eu2s-7Z5zh3icO5h55vZ0Ity3FxPYy6zNh8bObNDw0wTi7gFau92KkT9Rg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub